Shakira, de coração aberto

15:59


Shakira

O perfil benfeitor de Shakira é tão popular como sua fama de cantora, e da mesma forma tão internacional como o sucesso de seus temas e espetáculos, aspecto que encontrou com o interesse de chegar em Tijuana, México, com o propósito de apoiar a Fundación Por Ayudar.

A sensível mulher não tem problemas em dividir muitas das ações de sua Fundación Pies Descalzos, que tem entre suas ações oferecer oportunidade de desenvolvimento da infância na Colômbia e uma série de programas que empreende com o mesmo brilho e dedicação da sua vida, em meio do sucesso e da popularidade no mundo todo.

Shakira, ao cuidar dos assuntos de sua fundação, se desvincula das atribuições de celebridade, mas sem perder o brilho que a faz sentir como quem sabe que se oferecer a tempo a oportunidade a uma criança, o céu será o limite.

"Sou uma mulher de 34 anos que não perde um filme de Harry Potter. E por cada livro de Potter, tento compensar e leio um volume dos reis da França. Tenho uma ponte construída, sólida, para o mundo da fantasia e minhas lembranças infantis. E aí sonho com a possibilidade de que tenha gnomos no jardim da minha casa nas Bahamas. Às vezes fico observando a grama e fantasio com esta possibilidade. Às vezes me sinto como uma menina de 8 anos, mas com a responsabilidade de uma mulher de 34", disse Shakira ao jornalista Humberto Quevedo.

"O dia que descobri a crise financeira, meu pai e minha mãe perderam seus negócios, eu tinha uns 7 ou 8 anos e estava muito frustrada, pois me dei conta que minha vida não seria igual. Então me levaram ao parque Suri Salcedo, para me mostrar uma realidade ainda mais dura que a minha. E me chocou ver crianças inalando cola para esquecer da fome, crianças órfãs, desamparadas. Foi tão forte que fiquei obsecada com a idéia de fazer algo, algum dia, por estas crianças. Por isso, quando decidi aos 18 anos criar a Fundación Pies Descalzos, o eixo sempre foi a infância desprotegida. E a medida que foram passando os anos e o número de desamparados na Colômbia foi aumentando, chamei Maria Emma Mejía e propus aumentar o apoio que neste momento estava dando às crianças do que eu ganhava das minhas próprias apresentações", disse a fundadora que desde pequena teve dons artísticos e foi descoberta por um executivo da Sony Music.

Para Shakira, toda a equipe de trabalho de sua fundação têm realizado um trabalho impecável. "Isso me faz querê-los e admirá-los. Para mim, é importantíssimo saber o que está acontecendo com cada uma destas crianças, porque os conheço, sei seus nomes e suas histórias. Se tornaram algo essencial na minha vida, algo quase viciante. Por isso recomendo a todos que possam, dentro de suas possibilidades, ajudar uma criança".

Neste sentido, Shakira divide o mesmo interesse pelas crianças, que Maria Elvia Amaya de Hank e a equipe de trabalho da Fundación Por Ayudar, já que um de seus primeiros programas de ação desde sua fundação foi o resgate das crianças com vícios e com situações de rua, motivo que também se somou ao trabalho social dos jogadores do time de futebol Xoloitzcuintles, de Tijuana.

Tanto Shakira como Maria Elvia manifestaram que há tantas histórias que as fazem chorar de alegria, já que resgatar as crianças das ruas é um trabalho duro que também envolve os pais e o custo da difícil situação econômica para poder enviá-los a uma escola.

"A história de Angel, um menino que trabalhava no mercado de Bogotá. Conhecemos seu pai e oferecemos que o mandasse a uma de nossas escolas para alimentá-lo. Porque a fundação não só constrói escolas e proporciona a educação, mas também o acompanhamento psicológico e sobretudo a alimentação. Uma criança não pode aprender com o estômago vazio. E quando oferecemos um prato de comida ao menino, o pai se sente incentivado para que vá à escola ao invés de trabalhar. Este menino hoje não trabalha mais, estuda e vai muito bem", conta Shakira esta história de sucesso, como muitas que dividiu com Maria Elvia, e ambas têm a difícil tarefa de gerar os recursos econômicos para poder apoiar as pessoas através de suas fundações, daí a importância que tem a apresentação da cantora colombiana em Tijuana.

Fonte: Portal Shakira

You Might Also Like

0 comentários